quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Formas que enfeitam o mundo

A cada encontro da Especialização em Educação Matemática, fico surpresa e encantada com a beleza que essa produz na minha vida (como professora e aluna). Neste final de semana iniciou-se um curso intitulado: Perspectivas do ensino da Geometria na Educação Básica. Em alguns textos em outros cursos da Especialização, já havia sido abordada a questão sobre a Geometria, que com o passar do tempo estava começando a ser deixada de lado nos conteúdos de muitos professores, por razão que muitos a considerar um conteúdo difícil de ser ensinado e aprendido, em minha vida estudantil somente aprendi no Ensino Superior.
Durante o curso, o professor fez uma proposta para a turma, para montarmos um álbum com o tema: Formas que Enfeitam o Mundo. Em que deveríamos procurar em todos os lugares, formas que envolvem a Geometria (agora estou carregando minha câmera para todo lugar que vou, sabe se lá se encontro algo muito interessante durante minhas viagens).
Vou colocar um pouquinho do que encontrei, e outro post colocarei algumas fotos dos meus colegas. Ótima idéia para fazer em sala de aula com seus alunos, ou mesmo o professor mostrar aos alunos para que compreendam melhor o conteúdo.

Obs: Minha companheira de fotografia e eu, buscamos a Geometria do ensino superior, mas tem muitas outras formas simples para serem mostradas para os alunos ou por eles mesmos registrarem.

Nessa planta, podemos encontrar a curva de uma Catenária ou Parábola.

No banco, enxergamos uma Sela.

Essa simples luminária no bosque da UFG, conseguimos enxergar uma Elipsódie.


Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário